Hoje é Dia Mundial da Gentileza

A ideia de um dia para celebrar (e relembrar) a necessidade de um mundo mais gentil  surgiu numa conferência em Tóquio em 1996,  com grupos que propagavam a ideia da gentileza. A criação oficial do movimento foi no ano de 2000.

Aqui no Brasil, nosso grande mestre na arte da gentileza foi, e sempre será, José Datrino, mais conhecido como o “Profeta Gentileza”. Ele costumava pintar, em pilares de viadutos e pontes, frases com chamadas para sua filosofia. Hoje, suas pinturas são tombadas como patrimônio cultural. Alex Nicolaeff (diretor do Departamento de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro em 2000) comparou os escritos do Profeta à arte rupestrpor sua diagramação inteligente e profundidade temática. O professor Leonardo Guelman, da UFF, diz que a obra de José Datrino é um “livro urbano, uma obra única”.

O profeta pintou seus murais entre 1980 e 1990. Quando chamado de louco por outras pessoas, o Profeta Gentileza respondia: “”Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.

Vamos seguir os ensinamentos do Profeta Gentileza. Dê um sorriso, diga uma palavra simpática, seja gentil… Gentileza é muito mais simples do que se imagina. E, como dizia o Profeta, “atrai mais gentileza”. 🙂

 

Esta entrada foi publicada em Sem classificação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta